Pular para o conteúdo principal

Economize água a partir de hoje!

Por morarmos num país abundante em água potável, não damos talvez a atenção devida ao uso responsável desse bem precioso, tão disputado e escasso em inúmeros países. Mas mesmo tendo bastante, é importante usar a água que temos com responsabilidade, afinal, com as condições climáticas sendo cada vez piores, talvez passemos por apertos muito em breve se não fizermos uso inteligente dos bens naturais de consumo. E eu vou te dar dicar simples que talvez nunca tenha pensado, para você economizar a partir de agora o H2O na sua casa. 


Pra começar, sabe quando você vai tomar um banho quentinho, que você liga o chuveiro e espera ele esquentar? Coloque um balde no chuveiro enquanto espera a água ficar quente. Use essa água para regar as plantas, lavar calçadas ou até mesmo para dar descarga no vaso sanitário. Assim, você aproveita a água que normalmente seria desperdiçada. Falando em banho, reduza o tempo de seus banhos. Tente estabelecer metas, como tomar banhos de 5 minutos. Pode ser desafiador no começo, mas é uma ótima maneira de economizar água.

Outra dica boa: enquanto escova os dentes, faça o hábito de fechar a torneira. A mesma dica se aplica ao lavar a louça. Ensaboe todos os pratos e utensílios antes de abrir a torneira novamente para enxaguá-los. Quando chegar da feira, ao lavar frutas e vegetais na pia, coloque uma bacia embaixo para coletar a água. Essa água pode ser usada para regar as plantas posteriormente.

É muito importante que fique atento a vazamentos em torneiras, chuveiros e vasos sanitários. Pequenos vazamentos podem parecer insignificantes, mas ao longo do tempo, podem resultar em um grande desperdício de água. Repare esses vazamentos assim que os detectar. Verifique se o seu vaso sanitário possui uma descarga de duplo acionamento. Dessa forma, você pode escolher uma descarga completa ou parcial, dependendo da necessidade. Caso não tenha essa opção, uma dica simples é colocar uma garrafa pet cheia de água no reservatório. Isso reduzirá a quantidade de água usada em cada descarga.

Considere instalar um sistema de coleta de água da chuva em seu jardim. Você pode usar essa água para regar as plantas, limpar calçadas e até mesmo para uso em descargas sanitárias. E ao regar suas plantas, opte por métodos de irrigação mais eficientes, como gotejamento ou micro aspersão. Isso permite que a água seja direcionada diretamente às raízes das plantas, evitando desperdícios.

A princípio, alguma dessas dicas talvez pareçam estranhas, ou a preocupação talvez pareça desnecessária, mas à medida que colocar em prática e se conscientizar, perceberá que cada gota conta e sua parte em contribuir para a redução do consumo de água fará uma enorme diferença ao longo dos anos.

As tops

O que você anda comendo está te fazendo bem?

Observando uma notícia acerca de ações por parte de um município brasileiro , em prol de garantir a segurança alimentar de seus habitantes, vi o quão sério falarmos sobre isso. Garantir a segurança alimentar é fundamental para a saúde e bem-estar de todos. E é possível fazer isso de diversas maneiras, desde o cultivo de alimentos orgânicos até o cuidado com o armazenamento e a preparação dos alimentos. Uma das formas mais eficientes de garantir a segurança alimentar é adquirir produtos frescos e de qualidade, preferencialmente de produtores locais ou em feiras e mercados de confiança. Ao comprar alimentos, é importante verificar a procedência e a validade dos produtos, evitando aqueles que apresentam sinais de deterioração ou manipulação inadequada. Além disso, é fundamental armazenar os alimentos de forma adequada, mantendo-os em condições de temperatura e higiene ideais para evitar a proliferação de bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. É importante também lavar bem...

Varíola dos macacos - epidemia á vista?

Já não bastava a Covid-19, chegou mais uma peste chamada Varíola dos Macacos :(. A varíola dos macacos é uma doença infecciosa causada pelo vírus Orthopoxvirus, que acomete primatas não humanos, como macacos, saguis e micos. Recentemente, foram registrados casos de varíola dos macacos no Brasil, o que tem gerado preocupação entre as autoridades de saúde. Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dores musculares e erupções cutâneas. Em casos mais graves, podem ocorrer complicações como inflamação do cérebro e do coração, levando até mesmo à morte. A transmissão da varíola dos macacos pode ocorrer pelo contato direto com animais infectados, suas fezes e urina, além da mordida de carrapatos que se alimentam desses animais. Por isso, é importante evitar o contato com primatas não humanos e adotar medidas de prevenção, como usar repelente de insetos e lavar as mãos regularmente. O diagnóstico da doença é feito por meio de exames laboratoriais e o tratamento consiste em ali...